domingo, 9 de dezembro de 2007

Novas leituras

Recentemente visitei um amigo e em sua casa estava exposta uma tela de Mário Camargo. Uma amiga que também estava lá, começou a indagar sobre ela e ele disse que tinha pago R$ 8.000 por ela, que ela já estivera em exposição em vários países. Nossa amiga, então, concluiu que não tinha sensibilidade para apreciar a obra, porque não a entendia. Começou uma brincadeira geral. Outras pessoas perguntavam se ele não havia se enganado e recebido R$ 8.000 para ficar com a tela. Eu não falei mas analisei e lia que poderia ser uma imagem aérea. Parecia a organização de uma cidade ou bairro vista de um avião. No dia seguinte busquei o livro que tinha informações sobre o trabalho do artista e lá estava escrito que se tratava de: " A terra vista do Céu". Fiquei bem feliz e digo que os estudos oferecidos pela interdisciplina de Artes me proporcionaram esta leitura.

Projeto político Pedagógico

Aprendi que o Projeto Político Pedagógico "não deve ser aquele conjunto de planos e atividades feito apenas para enviar às autoridades educacionais para mostrar que cumpriu as tarefas burocráticas, mas deve, sim, ser construido e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola". Isto entendido, procurei, na minha escola, o projeto e ele estava bem guardado numa pasta que ninguém olha, quanto mais usa... O projeto está bem elaborado, com ótimos planos. Sugeri que no próximo ano, o olhemos, no início do ano e busquemos efetivar o máximo de ações, bem como o atualizemos, segundo as necessidades de nossa comunidade escolar.

Projetos

Aprendi que projeto "Não é uma metodologia, nem uma seqüência de passos. É uma maneira diferente de organizar a escola". Antes, não trabalhava com projetos porque os via como um bicho de sete cabeças. Após a solicitação e estudo sobre eles, pedidos pelas interdisciplinas de artes e música, passei a vê-los de outra forma e pude contribuir com a elaboração de um sobre aquecimento Global, onde toda a escola está envolvida.