domingo, 20 de junho de 2010

ALFABETIZAÇÃO / LETRAMENTO / TECNOLOGIAS




No texto “Um olhar dos estudos Culturais sobre artefatos e práticas sociais e escolares de alfabetização e alfabetismos”, de Iole Faviero Trindade, li o seguinte: “todos(as) nós somos ou mais ou menos alfabetizados(as), ou mais ou menos letrados(as), dependendo dos domínios que temos e dos usos que fazemos das tecnologias de que dispomos e que nos são reclamadas em nossos dias.” E, lendo isto, fiquei a pensar no quanto este curso está nos auxiliando na tarefa de oportunizar aos alunos o uso de diferentes tecnologias. Vejo grande progresso na habilidade de lidar com o computador, acessar programas e fazer uso deles, desde que estou trabalhando com meus alunos, especialmente neste ano onde usamos diariamente o computador para localizar informações, escrever textos, fazer power point, fazer gráficos para colocar dados coletados em entrevistas, assistir e produzir vídeos, enviar correio para agendar visitas ou comunicar com as pessoas, conhecer e localizar lugares que estamos estudando, entre outras coisas. Antes de iniciar no PEAD, eu mesma não sabia e por isto mesmo, não fazia uso destas modernas tecnologias, era mimeógrafo, retro projetor e registros, só escrito em papel ou foto revelada no laboratório. Hoje, continuo usando as antigas, mas, nada comparado com a praticidade, rapidez e eficiência das tecnologias e mídias atuais. Deste modo, sinto-me, junto com as crianças, mais alfabetizada e muitíssimo mais letrada do que anteriormente. Fico na torcida para que minhas colegas busquem a formação necessária e comecem a fazer usos destas pequenas maravilhas para ajudar os alunos nas suas aprendizagens. Além do computador, meus alunos sabem lidar com máquina digital, filmadora (fizeram meu vídeo de apresentação), celular. Com tudo isto, estamos construindo um bonito e rico caminho, e, o mais emocionante é perceber no olhar e no sorriso dos alunos a satisfação e o quanto se sentem importantes por estarem frente não às minhas, mas às suas próprias produções. Preciso dizer que meu sentimento é o mesmo que o deles?

Nenhum comentário: