sábado, 5 de junho de 2010

Avaliação




Está chegando o momento em que o professor fica apreensivo porque precisa converter o processo vivido pelo aluno em um número. Hora da avaliação. Por mais que tenhamos acompanhado a caminhada de cada um, tomado o cuidado para que as dificuldades servissem para redirecionar as estratégias pedagógicas, fica sempre, para mim, pelo menos, o medo de cometer injustiças. Tentei, ao longo deste trimestre, agir conforme Luckesi propõe: “A avaliação deverá ser assumida como um instrumento de compreensão do estágio de aprendizagem em que se encontra o aluno, tendo em vista tomar decisões suficientes e satisfatórias para que possa avançar no seu processo de aprendizagem” (LUCKESI, 1996, p. 81). Espero sinceramente que um dia a prática da nota, seja abolida e que em seu lugar seja adotada a avaliação descritiva a serviço do acompanhamento da evolução do aluno para determinar o caminho adequado a sua aprendizagem e não como prática classificatória e excludente.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosângela!!Muito legal o desenho, bem como a crítica que trazes nessa postagem. Em relação à avaliação, ainda temos um longo caminho a trilhar. Abração!!