sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Constatando a mudança

Em dezembro de 2007, fiz uma postagem comentando sobre o fato de ter observado uma tela e, baseada nas aprendizagens da interdisciplina de Artes, feito uma leitura da mesma e no dia seguinte ter consultado sobre o quadro e constatado que a leitura que realizei coincidia com o que o artista desejou expressar. Este fato encantou-me, na época, mas hoje, percebo com clareza como eu buscava um único conceito, a resposta certa. Percebo hoje que há várias possibilidades de interpretação dependendo do olhar de quem admira a obra. Confirma este meu atual pensamento, a resposta dada por Anderson Neves, artista que respondeu a pergunta formulada por meus alunos sobre como se admira uma obra de arte: "- Primeiro com os olhos (hehehe) depois com o coração".
Graças a este entendimento hoje vejo-me mais flexível, sem o rigor ou a neura de buscar "a" resposta certa e isto se aplica a toda a minha prática assim como favoreceu meus alunos uma vez que esta postura leva a uma avaliação mais justa.

Nenhum comentário: