domingo, 4 de abril de 2010

A DIALOGICIDADE




A DIALOGICIDADE - ESSÊNCIA DA EDUCAÇÃO COMO
PRÁTICA DA LIBERDADE. Este texto aborda a importância do diálogo como prática de liberdade uma vez que parte do princípio de que todos os envolvidos na relação tenham vez e voz. No caso da escola, que alunos, professores, direção, funcionários e pais, tenham o direito de se posicionar e participar do processo ensino-aprendizagem. Abaixo, uma frase que me chamou atenção, por um fato acontecido:
“Como posso dialogar, se me fecho à contribuição dos outros, que
jamais reconheço, e até me sinto ofendido com ela?”
Nesta semana ouvi de uma professora algo que ilustra exatamente esta questão. Ela estava muito brava com seu aluno porque ele ousou sugerir que ela escrevesse num lado do quadro, o conteúdo do dia e no outro lado, o conteúdo do dia anterior, para que o colega que havia faltado, pudesse copiá-lo. Não escreverei o que ela falou para o aluno por questões óbvias, mas, penso que ela não conseguiu enxergar o espírito solidário, a coragem de participar e contribuir com alternativas para resolver problemas da sala apresentadas pelo menino. Doeu-me muito principalmente porque este aluno esteve comigo por três anos. Era extremamente tímido e com muito custo, conseguimos superar a timidez e ele encantado com isto, tornou-se um grande contribuinte de idéias e alternativas. Lembrei da reflexão que havíamos feito em Didática, sobre o texto O Menininho de Helen Buckley e associei com o pensamento de Paulo Freire exposto no texto citado acima e, tentei, então, transportar este aprendizado para minha prática. Conversei com meus alunos e combinamos que uma vez por semana, teriam um espaço para fazerem suas colocações acerca de tudo que acontece, na sala e na escola, na convivência, nas atividades de modo geral. Com isto, espero encoraja-los a opinarem, criticarem ou elogiarem com autonomia e responsabilidade. Claro que sempre deverão apresentar argumentos para justificar seus posicionamentos e, também, dentro do possível, trazer sugestões para as questões que venham a colocar.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosângela!! Penso que com esta reflexão estás te preparando par pensar práticas de estágio que primem pela autonomia e autoria dos teus alunos. Abraços!!