sexta-feira, 30 de maio de 2008

Perguntas

A aula presencial de ontem, (SI IV) oportunizou mais uma aprendizagem. Análise de perguntas, de modo a classificá-las conforme o grau de aprendizagem que proporciona, em: muito alto, alto, médio, baixo ou muito baixo. Com este conhecimento, terei condições de ajudar as crianças a selecionarem seus questionamentos ao elaborarem o Planejamento Cooperativo, por exemplo. Também pretendo de agora em diante, perguntar-me, quando buscar algum esclarecimento: o que vou aprender com isto? Espero que com a prática, consiga aumentar cada vez mais o grau de aprendizagem, bem como adquira coragem para eliminar aquelas que engendram menos aprendizado, uma vez que é impossível buscar absolutamente tudo que não se sabe.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Pensando a realidade

A Interdisciplina de Estudos Sociais tem nos levado, digo "nos" levado porque está sendo impossível separar teoria da prática. Que bom que isto está acontecendo, pois exige de nós mais destreza, requer boa vontade e iniciativa para aplicar os conhecimentos, logo, estudamos, aprendemos e ensinamos concomitantemente, alunos e eu. Estas práticas, estão fazendo com que pensemos verdadeira e responsavelmente sobre os espaços que ocupamos, sobre nossas relações com as pessoas, levando-nos a compreender que não vivemos sós, que dependemos sempre de alguém e que nossas deliberações afetam aqueles que estão envolvidos conosco, quer em nossos grupos de pertencimento como a família, a escola, o clube, quer com pessoas que nem mesmo conhecemos.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Como é bom Aprender

A Interdisciplina de matemática está um show. As leituras acessíveis, as atividades simples e criativas. Meus alunos estão adorando, pois eu as tenho aplicado constantemente.
Aprendo eu, aprendem eles. Diversificamos bastante as atividades de classificação e seriação que me dei conta, mudava apenas os materiais, anteriormente.

Novas atividades

As atividades sobre as diversas representações de natureza, da análise do filme, o estudo sobre a sombra, vem aguçando nossa curiosidade. Os alunos pediram para fazer novamente as atividades, enquanto eu, vou introduzindo novos desafios e questões à serem pensadas. Já fizemos sombras com o corpo, com objetos, com lanterna... Discutimos as coisas que vivenciamos, como por exemplo, que o coleguinha Vinícius não deveria ficar com o ferimento exposto ao sol, porque poderia infeccionar, logo, perceberam a importância da sombra neste caso e todos o protegiam lembrando-o de "sair do sol". Com estas brincadeiras, aprendemos muito, saindo do convencional.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Frequência ao Pólo

Outro dia fui ao Pólo porque precisava aprender a colocar links no Siderbar.
Acabei resolvendo várias coisas que estavam pendentes. Cadastrei-me no ETC, agendei Breeze com professor Crediné, organizei minhas postagens, tudo com auxílio da Celi. Percebi, com isto, que muitas vezes deixo de ir ao Pólo por causa da distância, pensando que resolvo mais rápido em casa, mas qual nada. Com auxílio, se a internet colabora, posso realizar as atividades com maior rapidez no Pólo. Principalmente porque tenho a oportunidade de ir esclarecendo as dúvidas ali mesmo, enquanto de casa, preciso deixar e-mail ou entrar no MSN para receber auxílio das tutoras. Bom seria, portanto, ir mais frequentemente àquele local.