segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Aprendizagens com PA

O trabalho com PA desenvolveu a cooperação, conhecimentos novos como sobre dúvidas e certezas, sobre perguntas com alto grau de aprendizagens, como selecioná-las, como trabalhar em equipe, como compartilhar idéias, buscar soluções, criar estratégias, resolver conflitos, além do conhecimento do próprio tema.
Uma grande aprendizagem para mim foi o mapa conceitual. Estabelecer relação entre um conceito e outro, e, de forma sintetizada, expor toda a pesquisa, através dele foi muito interessante.
A solidariedade foi exercitada pois inicialmente deu muito problema nos computadores das colegas e foi necessário compreendê-las e aguardá-las, e, em tempo, todas participaram ativamente. O encontro virtual, foi o maior desafio, pois, apesar de combinado previamente, por um ou outro motivo, não conseguíamos nos encontrar.
Vantagens sobre outras estratégias:
- espaço para debates
- espaço de orientação
- espaço para registro das ações individuais e coletivas (diário de bordo)
- autonomia para gerenciar a aprendizagem
- conteúdo de livre escolha
- gera grande teia de conhecimentos.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Desigualdades

Hoje conclui meu trabalho sobre desigualdades e as leituras e reflexões, me levaram a pensar que:
de fato elas existem, mas que é impossível atribuir a “culpa” a este ou aquele segmento ou sistema, ou instituição ou pessoas. Há um conjunto de fatores que levam a estas diferenças e, que, se hoje fosse feita uma mágica e dadas condições iguais para todos, dentro de bem pouco tempo, novamente a desigualdade estaria instalada porque são muitas pessoas envolvidas, decidindo, deliberando, administrando, educando, e cada um tem sua própria mentalidade, seus princípios e necessidades próprios, seu caráter particular, suas ideologias e vai automaticamente direcionar seus projetos, sua gestão, de acordo com seu pensamento. Certo que uma gestão democrática controla um pouco, mas bem mais teoricamente, do que na prática.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Inquietações

Bom ver questões que tanto nos angustiam enquanto professores, como "o tempo de trabalho, o número de alunos, a matéria a ser dada e sua natureza, os recursos disponíveis, os condicionantes presentes, as relações com os pares e professores especialistas, os saberes dos agentes, o controle da administração escolar, etc". (Tardif) serem discutidas. Desta forma, é possível vislumbrar o alcance do objetivo de melhorar a qualidade do ensino, porque finalmente o que de fato está vivenciando o professor com seus alunos, será discutido e, supõe-se que estes estudos auxiliarão a desatar os nós que atrelam grande parte dos profissionais da educação, donde me incluo como tal.