segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dificuldade

Desenvolver um Projeto de Aprendizagens é instigador quando se pesquisa sobre um assunto que seja do interesse do pesquisador.
No projeto anterior o maior problema encontrado por nosso grupo, foi o encontro virtual. Combinar, debater, discutir opiniões pelo computador, é ao meu modo de ver, uma atividade que precisamos exercitar para agilizar o projeto, mas todos (inclusive eu, estão tão envolvidos com trabalho, família, faculdade, que o tempo fica escasso e o encontro complicado. Então, muitas vezes, estamos motivados em função da escolha do tema de nosso gosto, e, acabamos por desmotivar um pouco devido a esta demora na troca de idéias e respostas. Gera insegurança porque a gente fica com medo de ficar trabalhando sozinha e os colegas não concordarem e, com isto, a qualidade do trabalho acaba ficando comprometida. O fato de podermos continuar o projeto no próximo semestre, veio à calhar e permitirá apurar a pesquisa e enriquecer o PA.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sugestões

Sugestões são sempre bem vindas para os professores e, durante a 74ª Plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual Para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no RS, tivemos a oportunidade de ouvir dicas de literatura bem atualizada sobre o referido tema. Daniela Conte Real realizou estudos sobre diversos livros e trouxe para nós participantes, praticamente uma análise crítica sobre cada um.
Lamentavelmente esta abordagem, que na verdade caiu como prêmio, uma vez que não estava prevista, foi pouco aproveitada por grande parte das pessoas por ter sido tratada no final da Plenária, momento em que muitas pessoas estavam saindo por causa de transporte ou de outros compromissos. Este fato acabou interferindo eu não diria na apresentação porque Mônica é altamente qualificada, mas diria que na compreensão da exposição em função do barulho e do deslocamento das pessoas. Mas o Fórum foi altamente produtivo e superou minhas expectativas.
Abaixo alguns títulos sugeridos. Apenas não consegui registrar os autores.
- Na Minha Escola Todo Mundo é Igual - O Gambá que não Sabia Sorrir
- Diferente é Divertido - Uma Joaninha Diferente
- Zé Diferente - Juntos Somos Ótimos
- Diversidade - Meu Amigo Down
- Braile e Tinta - Dança Down

**************************************************************************************

domingo, 5 de julho de 2009

Debate necessário

Com os estudos realizados na Interdisciplina de Questões étnico-raciais, foi possível perceber quão grande foram as contribuições dos negros e índios para a formação da identidade do nosso povo e, também, a série de danos psicológicos, materiais, sociais, políticos e educacionais sofridos por eles desde o período escravista.
A dificuldade que as pessoas de modo geral têm de falar sobre o assunto é grande. Parece que discutir o problema significa melindrar alguém ou trazer à tona as dores da alma. E pode ser que ao refletir, realmente as dores se intensifiquem, mas, penso há que se enfrentar a dor para que ela possa, pelo menos para as próximas gerações, cessar o sofrimento e permitir oportunidades iguais para todos.
Felizmente hoje, muitas políticas foram criadas com a intenção de implantar ações que cumpram a tarefa da promoção da igualdade, com respeito e tolerância às diferenças.
Percebi, ainda, que nós professores temos como tarefa ininterrupta a abordagem do tema bem como a promoção do debate e da reflexão sobre as questões étnico raciais, mas que não apenas o professor. A direção e funcionários deveriam receber formação
ou participar das discussões e ou projetos que aconteçam na escola ou Rede de Ensino, para melhor conseguirmos ajudar a criança conforme sugere Marilene Leal Paré no texto Dimensões da Expressão Afro-Cultural: "O aluno de origem afro cuja escola não considere essas dimensões poderá desenvolver mecanismos de defesa que prejudicariam o desenvolvimento pleno da sua aprendizagem".