Constatações sobre o tempo
Ao elaborar a tabela do tempo, tentei, em primeiro lugar, respeitar mais os horários do trabalho no escritório que deixei muito a desejar no semestre anterior e levei muitos xingões do meu chefe. Mas avisei a ele que as atividades do PEAD são prioridades para mim e que eventualmente, precisarei usar o seu tempo.
O que me deixou um pouco triste foi perceber que o tempo para estudo do PIE ficou escasso. Terei que encontrar uma forma de continuar realizando as tarefas que ainda não concretizei e estabelecer novas metas a fim de que se torne um estudo continuado e eu não volte a me acomodar. Pensei, neste momento, sobretudo que novas interdisciplinas estão chegando e provavelmente exigirão estudo extra e eu poderia encaixá-lo no PIE, porém constatei que, como dito acima, terei dificuldade.
Penso que reservei pouco tempo para compras e atividades do lar, principalmente no que se refere ao tempo determinado para as atividades com minha filha.
Percebi que o tempo dos outros interferem no meu planejamento muito mais do que eu gostaria que interferisse. Senti, também, a necessidade de uma reunião em casa para pedir mais colaboração de todos para as tarefas a fim de que eu não fique sobrecarregada e consiga cumprir com os compromissos assumidos.
Meu primeiro passo foi fechar os olhos e pensar na primeira tabela que elaborei. No que havia conseguido cumprir e nos momentos que burlei o prometido por mim. Após, abri o modelo novo e observei-o. Aí, coloquei primeiro o que já estava definido, como o horário de escola, hora do chimarrão em família (intransferível), deslocamento, horário de escritório, de Evangelho e de Casa Espírita. Depois fui encaixando as necessidades nos horários vagos, iniciando pelas atividades do PEAD. Esta tarefa é para mim, uma forma de me policiar. Procuro seguir ao máximo os horários estabelecidos. Antes eu não conseguia me organizar. Acabava perdendo muito tempo porque tentava fazer muitas coisas e acabava não fazendo nada bem feito. Assim, julgo-a de grande auxílio para o desempenho das funções a que me proponho
REFLEXÕES SOBRE A SÍNTESE
Postagem 1 : que aprendizagens se consolidaram ao preparar a síntese-reflexão?
Percebi que havia registrado poucas aprendizagens no portfólio e que isto prejudicaria ou dificultaria a elaboração da síntese. Perdi, também, desta forma, a noção de quanto havia caminhado. Vali-me das fotos tiradas quando da realização das atividades. A cada atividade realizada, ia percebendo a importância dos conceitos espaço e tempo, porém, somente quando fui fazer os registros é que notei que quanto mais eles forem trabalhados, melhor nós e as crianças compreenderemos o mundo em que vivemos e, que quanto mais compreensão tiver, mais chances de interferir nele, de modo a torná-lo melhor, teremos. E aí, caiu-me, também como um chamamento à reflexão, pois se desejo que sejam capazes de analisar criticamente as situações, que sejam participativos e autônomos, preciso instrumentalizá-los de forma a construírem conhecimentos que estimule e facilite esta prática. Compreendi o tamanho da responsabilidade que tenho em mãos, ou seja, de que o modo como os auxilio nesta compreensão, pode determinar a sua postura frente os problemas do espaço que estiverem. Este lugar pode ser seu Lar, seu bairro, sua cidade, seu estado... Neste momento, aprendi, ainda que é preciso conhecer e valorizar o passado, estabelecer relação com o presente, vislumbrando um futuro bom.
Sobre o workshop...
Postagem 2 : que aprendizagens se consolidaram no preparo e realização do workshop?
Igualmente as aprendizagens se deram mais no sentido de melhorar as práticas de registro de modo a facilitar o feitio do mesmo. Por exemplo, me dei conta que posso ir elaborando o workshop à medida que as aprendizagens forem sendo construídas e, com um pouco de investimento de tempo, no final do semestre, tê-lo pronto, inclusive com os slides. Aí, bastaria apenas revisar e fazer os ajustes necessários.
Temi não conseguir expor todas as aprendizagens realizadas de modo a contemplar todas as interdisciplinas e de fato isto aconteceu quando da apresentação do workshop. Entendi, então, que minha capacidade de síntese precisa ser melhorada e que não usei proporcionalmente espaço e tempo.
Aprendi a procurar gravuras para montar o slide bem como escolher os planos de fundos de tela no Microsoft Power Point.
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