sábado, 11 de abril de 2009

Educar como índio

Ótimos os textos sugeridos, referentes a desdobramentos de ações sobre questões étnicas e raciais. (“Era uma vez uma menina muito bonita: Uma prática pedagógica relacionada com a questão racial em uma turma de alfabetização.” de Luciane Andréia Ribeiro Leite e “Semana indígena: Ações e reflexões interculturais na formação de professores” de Ana Maria Petersen, Maria Aparecida Bergamaschi e Simone Valdete dos Santos).
Lindo de ler a fala do índio sobre os ensinamentos em sua tribo. Impressionante como trabalham a moralidade, o respeito às pessoas, à natureza... Também me chamou a atenção, que eles aprendem uns com os outros, muito com os pais, com os mais velhos, dialogando, observando e vivenciando. A maioria das famílias de hoje, não dispõe de tempo para educar desta forma, ensinar e oportunizar vivências a seus filhos e isto, no meu modo de ver está se refletindo na escola e na estrutura da sociedade. Cada vez aumenta mais o número de pessoas com doenças "da alma": depressões, síndromes, pânicos, etc. Penso que tem muito a ver com indiferença, falta de identidade, de referência familiar, de afetividade, de convivência.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosângela, ótimas essas tuas reflexões! Elas conseguem dar um tom interdisciplinar, pois toca em pontos comuns a todas as interdisciplinas. Além de trazer tuas aprendizagens, fazes referência aos textos que te mobilizaram para essas reflexões! Abração, Sibicca