domingo, 6 de setembro de 2009

Oralidade, leitura e escrita

Para comunicar-se o ser humano usa várias formas de expressão onde entre elas, a oralidade, a leitura e a escrita.
Na sala de aula, como temos no mínimo 25 alunos, convivemos com diversos modos de falar que acabam influenciando na maneira de ler/escrever das crianças.
Maria Isabel Dalla Zen e Lole Faviero Trindade, no texto “A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais”, mostra que fatores como contexto, meio cultural, social, interlocutor, são determinantes no modo de ler / escrever de cada pessoa, muito embora para escrever, muitas vezes, e principalmente a partir da adolescência, o registro seja diferente do que é falado em respeito às normas gramaticais.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Olá Rosângela! Ótima postagem! Bem objetiva, mas integras reflexões pessoais sobre oralidade, leitura e escrita com fragmento de texto trabalhado na interdisciplina. Abração, Sibicca