terça-feira, 10 de novembro de 2009

Metodologia

Há pouco estava participando no Fórum de linguagem e li a postagem da colega Roseli que contava sobre a escolha que sua escola fez adotando o método Alfa e Beto para alfabetização. Esta escolha deu-se partindo de uma reunião com a Coordenadoria Regional que apresentou alguns resultados destes métodos em algumas turmas. Com isto, trouxeram três propostas para que os professores escolhessem uma e que teriam que continuar com ela até o próximo ano. Nos reunimos na escola, discutimos as propostas e nossa prática. Concluimos que não adotaríamos nenhuma delas por julgarmos não irem de encontro ao que acreditamos, que é uma educação baseada nos interesses e realidades dos alunos. Não critico o Estado, creio que a intenção foi a melhor possível, porém, penso que não podemos adotar aquilo que não acreditamos. Também avaliamos como nossos alunos estão saindo de nossas turmas: como escrevem, interpretam, lêem e principalmente, o como estão aplicando os conhecimentos. Para um parecer mais seguro, discutimos também com as professoras das séries subsequentes. No texto Não Há Como Alfabetizar Sem Método? Iole Maria Faviero Trindade trás a seguinte provocação: "Posso alfabetizar e letrar fazendo uso de um ou mais métodos"? Eu respondo que acredito que considerando a heterogeneidade, o ideal é fazer uso de mais de método, pois assim, maiores as chances de mais crianças efetivarem suas aprendizagens.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosângela, muito interessante essa tua postagem, pois trazes o posicionamento da tua escola em relação à escolha do método de alfabetização. Só não ficou claro onde termina a tua reflexão sobre a postagem da colega e começa a tua. Dá uma olhadinha na postagem... ABração!!