sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Atividades adequadas

À partir do texto de Charlot, passei a entender o motivo do desinteresse de alguns alunos, por determinadas atividades. Entendi que em grande parte das vezes, o "problema", não está no aluno. "a problemática da relação com o saber estabelece uma dialética entre sentido e eficácia da aprendizagem. O que é aprendido só pode ser apropriado pelo sujeito se despertar nele certos ecos: se fizer sentido para ele. Porém, o sujeito só pode aprender se entrar em certas atividades normatizadas, aquelas que permitem apropriar-se deste saber ou deste "aprender" específico (elas não são as mesmas quando a questão é aprender matemática, história, o ofício de policial ou a solidariedade...). Trata-se propriamente de uma dialética e não de uma simples complementaridade: o sentido atribuído a um saber leva a envolver-se em certas atividades, a atividade posta em prática para se apropriar de um saber contribui para produzir o sentido desse saber". Com esse conhecimento, mudei bastante no que se refere a alcançar novas atividades que permitam que ele se desenvolva dentro de sua área de preferência. Dá trabalho mas o resultado é compensador. Ver a criança feliz e motivada, é o que de mais precioso um professor pode desejar.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosângela, que bom que o texto de Charlot estás te auxiliando a pensar a tua prática e a participação dos alunos nos processos de aprendizagem. Abração, Sibicca