Pensar sobre a prática docente tem sido uma constante no curso, mas principalmente neste eixo, estou tornando-me mais consciente desta necessidade.
Tardif auxilia nesta reflexão quando coloca: "O problema principal do trabalho docente consiste em interagir com alunos que são todos diferentes uns dos outros e, ao mesmo tempo, em atingir objetivos próprios a uma organização de massa baseada em padrões gerais". Concordo que este seja o maior desafio do educador. Claro que a Pedagogia enquanto ciência social está conectada com os aspectos da sociedade, mas daí a aceitar que o trabalho de sala de aula seja baseado em padrões gerais, vai um longo caminho, mas infelizmente é o que se observa, apesar de tudo que está proposto nos PPPs, qual seja um currículo baseado na realidade e necessidade daquele meio especifico. Felizmente, ultimamente tem-se pensado mais no aluno como individualidade, com seus saberes e estratégias de aprendizagem próprias, mas penso que há, ainda, muito mais discurso do que prática. Acredito que isto acontece porque é muito trabalhoso para o professor que pelos motivos comentados acima, não dispõe das necessárias condições para esta prática.
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