Observando meu portfólio e também minha síntese, percebi que deveria escrever algo sobre avaliação, ação tão importante do processo ensino-aprendizagem que estudamos em Didática.
A avaliação pode se constituir num momento se não dramático no mínimo angustiante da vivência pedagógica tanto para o aluno quanto para o professor. Nos moldes como era realizada há não muito tempo atrás e, a bem da verdade ainda o é em algumas práticas, causava medo, insegurança, estresse, ansiedade, fato que certamente, para alguns, contribuía para um mau resultado. Felizmente novos olhares foram lançados sobre a avaliação, estudos e discussões aconteceram, diretrizes mais condizentes foram elaboradas e hoje, é possível ver a avaliação muito mais como um instrumento valioso de acompanhamento processual e indicador de caminhos para educandos e educadores do que como uma ferramenta que serve para classificar, aprovar ou reprovar, considerando apenas os fins do processo. Se o Sistema exige uma nota, então que a transformemos baseados em todas as atividades realizadas, acompanhando a caminhada do aluno com base nele mesmo, seu desenvolvimento e evolução. Injusto é no final lançar a nota que a criança tirou numa prova ou num teste.
domingo, 20 de dezembro de 2009
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