sábado, 12 de junho de 2010

Conhecimento à Partir de Obras de Arte




Com o projeto de artes, analisamos obras de pintores que contribuíram muito para a compreensão da história de nosso povo. Dentre eles, Jean Baptiste Debret, aquarelista Francês que retratou questões sociais importantes do nosso país, mas focamos essencialmente nas que se referiam aos africanos. Hoje, após encerrado o projeto, os alunos continuam mostrando interesse, trazendo gravuras, fazendo leituras de obras dos artistas e agora, estão estabelecendo relações entre os fatos observados, discutidos e estudados com o que estão vendo no projeto Copa do Mundo, principalmente no tocante à identidade afro/brasileira.
Assim é que vejo contemplada a abordagem feita por Carmen Rangel da Silva no texto: Distendendo Memórias, Redescobrindo Sentidos, Reescrevendo Identidades Negras/Mestiças: “É central hoje para o currículo escolar pensar sobre os ancestrais africanos do povo negro tornado "brasileiro", sobre o que eles representam do ponto de vista de sua história, mas, sobretudo, da forma como o conhecimento e a valorização desta afro-história possa contribuir na construção de traços da personalidade coletiva e individual deste povo, de sua identidade, de sua auto-estima. A possibilidade de redescoberta de regiões e das histórias da África que remontem às origens anteriores à chaga da diáspora do século XVI, assim como a busca de novas possibilidades didáticas na sala de aula no caminho da (re)significação das histórias negras/mestiças nestes cinco séculos de Brasil.
É necessário o reinventar do conhecimento em relação à África, de seus povos tão ricos em diversidade e tão uníssonos em sentidos, sentimentos, atitudes e certezas em relação aos significados de suas raízes ancestrais, na força de sua história oral, de seus signos culturais.”
Fico a pensar, ainda, no quanto eu aprendi com as crianças, à partir de um projeto que me angustiou tanto inicialmente, pelo pouco conhecimento que tenho sobre Artes. Hoje sei um tanto mais graças à eles e às nossas inúmeras pesquisas e atividades sobre o assunto.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosângela!! A partir dessa tua postagem fiquei pensando o quanto é gratificante esse movimento de colocar-se como aprendiz juntamente com os alunos. Abração!!