- Revendo a Interdisciplina de EPPC, notei que hoje sou uma profissional mais completa, pois, antes, não me envolvia nas questões administrativas da escola. Não achava isto ruim. Pensava que o importante era apenas a parte pedagógica como se uma coisa não tivesse nada a ver com a outra e como se ambos não fossem pedagógicos e administrativo ao mesmo tempo.
Com as reflexões e conhecimentos adquiridos nesta interdisciplina, não só aprendi o que é um PPP como para que se destina. E, o mais importante foi a motivação que gerou em mim, levando-me a sugerir uma revisão e estudo do que existia na escola juntamente com aquipe diretiva e colegas. Ideia esta que foi aceita e hoje, temos um feito por nós, para as nossas reais necessidades de acordo com nossa realidade.
Regimento Escolar, eu sabia que existia, porém, nunca o havia examinado, quanto mais elaborado um. Aprendendo que ele se origina do PPP, foi consequencia da elaboração daquele, a automática revisão e alterações do que existia até então. Além do mais, quando a gente consolida uma aprendizagem, ela já engendra outras necessidades, a gente fica mais crítica, não aceita as coisas como estão, tem desejo de mudar e entra num processo que não tem fim. Exaustivo em grande parte das vezes, porém, trás uma satisfação pessoal muito grande, uma vez que ao perceber o produto do teu trabalho tornando as pessoas do teu grupo mais felizes pelo que vem de encontro aos seus interesses, bem como da importância que passam a te dar pelo envolvimento e empenho em buscar a mudança e consequente melhoria do processo ensino aprendizagem e de outros aspectos. Trás satisfação, principalmente porque assim, consegue-se o que prega Charlot: "a problemática da relação com o saber estabelece uma dialética entre sentido e eficácia da aprendizagem. O que é aprendido só pode ser apropriado pelo sujeito se despertar nele certos ecos: se fizer sentido para ele". E, que ecos seriam possíveis, com um currículo estabelecido para não dizer copiado de uma outra escola? Neste sentido, posso dizer que EPPC despertou ecos em mim, importantíssimos dando-me condições para agir.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Rosângela!! Que esses ecos mobilizem tantos outros e movimentem sempre novas ações.
Abração!!
Postar um comentário