domingo, 24 de outubro de 2010




Não sei se é por causa da era da automação que a gente vai fazendo as coisas sem se dar conta. Não se toma por hábito a reflexão sobre as ações. Um dos momentos em que me dei conta disto, foi durante o curso da interdisciplina de Música, onde lemos e discutimos sobre a influência das mídias em nossa vida, ou seja, o rádio toca, o discotecário compra o disco e nós vamos aceitando tudo isto sem pensar se realmente é disto que se gosta ou quer ouvir; se a letra da música é boa, se me diz alguma coisa, etc... Através da entrevista a um local de venda de discos, foi possível perceber como eles dispõem para venda apenas o que querem ou o que toca nas estações de rádio. Não têm critérios de escolha. E nós vamos aceitando, comprando, cantando sem consciência.
Sobre isto, desde então, venho ajudando os alunos e outras pessoas, quando tenho oportunidade, a pensarem sobre esta conduta e tomarem decisões por si mesmas.
Também nesta interdisciplina, fizemos, as crianças e eu, um dos projetos que mais gostamos, sobre Pixinguinha. Foi uma oportunidade de conhecermos sobre a vida desta importante pessoa e ver a sua contribuição para a música.

Nenhum comentário: