segunda-feira, 25 de maio de 2009

Adorno

Interessantíssimo o texto EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ de Adorno.
Através de sua leitura, refleti sobre aspectos como ética, moral, práticas pedagógicas, mas o que me surpreendeu ao realizar esta atividade, foi a analogia que estabeleci, cujo registro ficou assim postado no webfólio da interdisciplina de Filosofia: "a educação/escola: o campo de concentração, nós professores: os generais que julgam e determinam o destino dos alunos: vítimas que normalmente são considerados os culpados das situações: evasão, reprovação, indisciplina, entre outros". Fato que coincide com o exposto no referido texto: "As raízes têm de ser procuradas nos perseguidores, não nas vítimas que, sob os mais mesquinhos pretextos, foram entregues aos assassinos". Com isto, dei-me conta, que se temos este poder de julgar, podemos escolher absolvê-los, e pensar conjuntamente em soluções para os problemas decorrentes.

sábado, 16 de maio de 2009

Informações Úteis

Fazendo as leituras de Educação Especial - (Atendimento Educacional Especializado AEE - Deficiência Física), identifiquei algumas coisas com pelo menos dois alunos de Educação Especial da turma em que estava atuando. Uma se refere à tesoura adaptada. Como já comentei no dossiê, uma aluna com paralisia cerebral, precisa usar esta tesoura e a conseguiu através da ACD de Porto Alegre, mas, tal qual fala no livro, ela consegue manejar a tesoura, porém, o manejo do papel, fica comprometido, então, vou passar para a professora a sugestão de um colega segurar o papel para ela. Outro aspecto que achei interessante, foi sobre a fala, onde vem a sugestão de usar cartões e placas entre outros, para facilitar a comunicação de alunos com problemas de fala. Penso que será muito produtivo para o aluno D. esta estratégia uma vez que ele fica muito frustrado quando tenta se comunicar e não é compreendido.

Aplicando Aprendizagens

Nesta semana vivenciei uma situação bem interessante que me reportou à interdisciplina: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA I - C quando estudamos Mecanismos de Defesa. Meu aluno estava impossível. Parecia ansiedade, andava sem parar, dava uns pulos altos na sala que estavam atrapalhando. Sentei em uma mesa de seu grupo e fiquei trabalhando ali. De repente ele começou a falar que um amigo dele ficava andando sem parar e pulava na sala quando não sabia fazer as coisas.
Escutei-o e evidentemente percebi que falava de si, então, disse a ele que falasse para seu amigo que ele poderia ficar tranquilo porque sua professora o ajudaria e que se ele preferisse poderia pedir ajuda para seus colegas, que ele ficasse calmo que teria mais chance de conseguir fazer as tarefas. Ele ficou pensativo, sentou, tentou um pouco fazer a atividade e logo em seguida veio me perguntar como fazia. Este é um mecanismo que aparece com frequência em sala de aula e que graças ao estudo sobre ele, podemos auxiliar os alunos.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Confirmando a teoria

A aplicação dos testes de conservação da massa e de líquidos, oportunizou a constatação do que estudamos em Piaget: "Em determinada população podemos caracterizar os estádios por uma cronologia, mas esta é extremamente variável; depende da experiência anterior dos indivíduos, e não apenas de sua maturação;depende,principalmente, do meio social,
que pode acelerar ou retardar o aparecimento de um estádio, ou mesmo impedir
sua manifestação". (Piaget (1972, p.200). Trabalhamos com crianças de meios distintos e idades diferentes e constatamos que apesar de terem três anos de diferença de idade, encontram-se no mesmo estádio.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Visita virtual, ensina.

Visitei hoje, o Dossiê de algumas colegas de Sapiranga e reparei que há uma preocupação com a Educação Especial, aparentemente maior em relação aos demais municípios.
Louvável, também, a atitude de dispor os dados referentes à esta modalidade de ensino aos professores. Aqui na minha cidade, não temos a mesma sorte. Já liguei para agendar atendimento, enviei e-mail conforme orientação da própria secretaria a fim de receber as respostas por esta via, mas nada consegui.
Busquei os dados na internet, porém, são insuficientes.
Insistirei...