Nesta semana vivenciei uma situação bem interessante que me reportou à interdisciplina: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA I - C quando estudamos Mecanismos de Defesa. Meu aluno estava impossível. Parecia ansiedade, andava sem parar, dava uns pulos altos na sala que estavam atrapalhando. Sentei em uma mesa de seu grupo e fiquei trabalhando ali. De repente ele começou a falar que um amigo dele ficava andando sem parar e pulava na sala quando não sabia fazer as coisas.
Escutei-o e evidentemente percebi que falava de si, então, disse a ele que falasse para seu amigo que ele poderia ficar tranquilo porque sua professora o ajudaria e que se ele preferisse poderia pedir ajuda para seus colegas, que ele ficasse calmo que teria mais chance de conseguir fazer as tarefas. Ele ficou pensativo, sentou, tentou um pouco fazer a atividade e logo em seguida veio me perguntar como fazia. Este é um mecanismo que aparece com frequência em sala de aula e que graças ao estudo sobre ele, podemos auxiliar os alunos.
sábado, 16 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Rosângela, ótima essa tua estratégia de intervenção com o teu aluno! É sempre bom resgatarmos conhecimentos construídos, pois eles nos auxiliam a refletir sobre nossas ações e pensar estratégias de trabalho. Abração, Sibicca
Postar um comentário