segunda-feira, 25 de maio de 2009

Adorno

Interessantíssimo o texto EDUCAÇÃO APÓS AUSCHWITZ de Adorno.
Através de sua leitura, refleti sobre aspectos como ética, moral, práticas pedagógicas, mas o que me surpreendeu ao realizar esta atividade, foi a analogia que estabeleci, cujo registro ficou assim postado no webfólio da interdisciplina de Filosofia: "a educação/escola: o campo de concentração, nós professores: os generais que julgam e determinam o destino dos alunos: vítimas que normalmente são considerados os culpados das situações: evasão, reprovação, indisciplina, entre outros". Fato que coincide com o exposto no referido texto: "As raízes têm de ser procuradas nos perseguidores, não nas vítimas que, sob os mais mesquinhos pretextos, foram entregues aos assassinos". Com isto, dei-me conta, que se temos este poder de julgar, podemos escolher absolvê-los, e pensar conjuntamente em soluções para os problemas decorrentes.

2 comentários:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Rosângela, com certeza essa analogia que propões nos leva a pensar. Que posturas ou atitudes podemos assumir em sala de aula e que podem se contrapor a um posicionamento de "general"? Abração, Sibicca

Rosângela disse...

Oi, Simone.
Adotando uma postura democrática, onde as questões sejam discutidas com liberdade e respeito. Permitindo que os alunos participem das decisões e tenham autonomia para fazer escolhas e aceitar a vontade da maioria. Propondo atividades e debates que ajudem os alunos a adquirirem maturidade para aceitar e enfrentar os desafios, ao mesmo tempo que tenham coragem de lutar por seus direitos e compromisso com seus deveres. Favorecendo um ambiente afetivo e encorajador.
Abraço,
Rosângela