domingo, 28 de novembro de 2010
Avaliação
Um dos temas estudados em Didática no 7º semestre foi a Avaliação. Agora o ano letivo está prestes a acabar e é hora de transformar o processo em uma nota. Em postagem para a referida interdisciplina, coloquei o seguinte: "A avaliação pode se constituir num momento se não dramático no mínimo angustiante da vivência pedagógica tanto para o aluno quanto para o professor. Nos moldes como era realizada há não muito tempo atrás e, a bem da verdade ainda o é em algumas práticas, causava medo, insegurança, estresse, ansiedade, fato que certamente, para alguns, contribuía para um mau resultado." Eu, realmente com os estudos ao longo do curso, passei a ver a avaliação de um modo diferente, sem medo, sem "neura" e, tentei fazer com meus alunos também, passassem a vê-la do modo como eu a via, mas, até hoje ainda têm alguns que não entendem, por exemplo, quando o resultado de um cálculo não está correto e eu coloco um meio certo, ou 1/3 certo considerando até onde eles já compreendem. Assim, fica claro, também, a real função da avaliação que é verificar a caminhada dos alunos, como eles estão pensando sobre tal conteúdo e a partir das constatações, elaborar as estartégias que o levem a avançar no processo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário