terça-feira, 30 de novembro de 2010

Prática x Discurso

Em postagem feita no 6º semestre sobre gestão democrática, comentei sobre as práticas arbitrárias versus discurso democrático realidade encontrada em algumas escolas. Abordei uma fala da professora Neusa Batista: "não basta estatuir normas formais para democratizar a gestão da escola, é preciso democratizar as práticas de toda a comunidade escolar, e para tal, é preciso encarar a democracia como um princípio ético-político que necessita ser cultivado em todos os espaços de relações sociais".
Analisando a questão, é possível ver que isto continua acontecendo e não só a nível de escola, mas também a nível de Coordenadoria cuja orientação recente comprova o que falo. Recebemos nesta semana o aviso de que precisamos reelaborar os Regimentos em função de a escola ter que oferecer a partir do próximo ano, a PP (Progressão Parcial) para alunos de 5ª série em diante. Tudo bem oferecer, acho uma boa estratégia, mas penso que uma discussão com os professores deveria anteceder a decisão da adoção da dependência para que as coisas não venham impostas e sem consideração a quem está na escola. E a ética, tão discutida em Filosofia, onde fica?

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