Mais uma vez percebo como o ir e vir, a reflexão sobre as atividades realizadas, quer na prática, quer no registro escrito, na oralidade nos faz perceber quanto mudamos a medida que vamos aprendendo. Encontrei esta fala em postagem feita no segundo semestre de 2008: "Tecnologia em sala de aula
Atualmente estou usando com meus alunos, na sala de aula, o note book. Esta prática está tornando nossa caminhada mais interessante e afetiva. O conhecimento, é buscado em tempo real e conjuntamente. Antes, anotava os questionamentos das crianças e pesquisava em casa na internet. Levava no dia seguinte, as informações prontas. Discutíamos, fazíamos trabalhos, estudávamos, mas agora, vejo os alunos mais entusiasmados, se envolvendo nas atividades com mais gosto. Penso que isto se deve ao fato de se sentirem parte ativa no processo de construção do conhecimento".
Agora, finalizando o curso, tomando por base os conhecimentos adquiridos, reformularia a postagem pois não penso mais da forma como pensava naquela época. É verdade que percebia mais afetividade pois tínhamos apenas um computador e ficávamos todos grudadinhos, uma vez que este meio tecnológico exerce grande fascínio sobre os alunos e todos queríamos ver o que aparecia na tela. Sobre isto, continuo com o mesmo pensamento, porém, quanto ao fato de todos pesquisarem a mesma coisa ao mesmo tempo, entendo, agora que era uma arbitrariedade pois aprendemos que as crianças têm ritmos, necessidades e interesses distintos, então é possível pensar que alguns, talvez poucos, talvez muitos, não contavam com estratégias adequadas ao seu desenvolvimento. Entendo, também, que para proporcionar ao aluno um ensino que considere seu modo de pensar, seus conecimentos prévios, seus interesses, a estratégia mais indicada seria a de trabalho com Projetos de Aprendizagem.
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