terça-feira, 30 de novembro de 2010

Interdisciplinaridade em Questões




Relendo a postagem do 6º semestre, interdisciplina Questões Étnico Raciais encontrei:
"Percebi, ainda, que nós professores temos como tarefa ininterrupta a abordagem do tema bem como a promoção do debate e da reflexão sobre as questões étnico raciais, mas que não apenas o professor. A direção e funcionários deveriam receber formação
ou participar das discussões e ou projetos que aconteçam na escola ou Rede de Ensino, para melhor conseguirmos ajudar a criança conforme sugere Marilene Leal Paré no texto Dimensões da Expressão Afro-Cultural: "O aluno de origem afro cuja escola não considere essas dimensões poderá desenvolver mecanismos de defesa que prejudicariam o desenvolvimento pleno da sua aprendizagem".
Foi importantíssima a discussão que se fez nos encontros virtuais e/ou presenciais sobre esta questão porque a mim, pelo menos, instrumentalizou com pensamentos diferentes e com sugestões de abordagens criativas para o tema, que fiz uso em minha sala de aula. Mas, o que realmente me chamou atenção foi a fala de Marilene Paré sobre mecanismos de defesa porque é a interdisciplinaridade, a intertextualidade sendo vivenciada. Estudamos os mecanismos de defesa em Psicologia e, então, o texto de Marilene ficou compreensível graças à este conhecimento adquirido em outra interdisciplina.

Nenhum comentário: